5 Melhores programas para desenhar mangá

Desde que as tecnologias avançaram consideravelmente, várias oportunidades se abriram aos desenhistas de mangá. Por isso, não é necessário pegar um lápis e uma caneta para se aventurar no mundo como desenhista de mangá. Você pode, a princípio, abrir algum dos programas para desenhar mangá e desenhar pelo computador.

Pensando nisso, resolvemos destacar os cinco melhores programas para desenhar mangá. Neste artigo explicaremos quais as funcionalidades dentro desses programas e como eles podem ser obtidos. Posteriormente, listaremos alguns dos motivos para utilizar esses programas para desenhar mangá.

Por que usar programas para desenhar mangá?

Antes de tudo, é essencial explicarmos por qual motivo é recomendável desenhar mangás nos programas. O primeiro deles é, claro, o custo.

O quanto você gastaria com materiais de desenho é muito maior do que o gasto com programas de computador. Além disso, com programas de desenho não é necessário utilizar espaços físicos para desenhar.

Nesse sentido, desenhar com programas de computador ajuda não só na hora de criar novas coisas, mas também na hora de publicar os mangás. Passar mangás de papéis físicos para o digital pode ser uma tarefa desagradável.

Sendo assim, separamos as seguintes vantagens para desenhar mangás em programas:

● Facilidade na hora de criar novos desenhos e no momento de publicá-los;

● Utilização de um espaço virtual;

● Rapidez na correção de imperfeições;

● Ferramentas que auxiliam na hora de desenhar;

5 melhores programas para desenhar mangá

1º - Adobe Photoshop

O primeiro programa da lista deve ser o Adobe Photoshop. Não por ser famoso, mas por oferecer as funcionalidades que os mangakás utilizarão para o resto de suas vidas na hora de desenhar. Qualquer tipo de imagem pode ser criada no Photoshop e ele é uma excelente alternativa para quem gostaria de seguir na área profissional de desenhos.

2º - Sketchbook Pro

O Sketchbook é perfeito para desenhistas de todos os ramos. Contando com centenas de tipos de pincéis, lápis, canetas e outras ferramentas para desenho, o Sketchbook pode ser uma boa pedida para quem está trabalhando na vida profissional como mangaká.

3º - MyPaint

O MyPaint é um software muito limitado, mas gratuito. O principal objetivo do MyPaint é substituir as ferramentas limitadas do Paint da Microsoft e criar um ambiente avançado, qualificado e também gratuito. Sendo assim, ele é uma boa pedida para os iniciantes que estão entrando na área de mangás e querem se especializar.

Além disso, as ferramentas do MyPaint podem ser melhoradas com apenas um clique. Você pode baixar pacotes com ferramentas programadas pelos usuários e disponibilizadas por eles mesmos. Sendo assim, o leque de possibilidades aumenta consideravelmente com o uso desse software.

4º - ArtRage 5

O ArtRage 5 é interessante por dois motivos: ele oferece ferramentas mais incomuns e permite que você desenhe em dispositivos móveis com iOS e Android. Algumas das ferramentas que ele oferece são:

1. Aquarela;

2. Pintura a óleo;

3. Giz;

4. Carvão;

Por ser incomum e muito útil, o ArtRage é especial para aqueles que querem se aventurar dentro do mundo dos mangás.

5º Artweaver

O Artweaver é tanto um programa para pessoas iniciantes quanto para pessoas mais avançadas na área de desenho. Ele tem uma versão paga e uma versão gratuita. Pincéis parecidos com o do ArtRage também são oferecidos (giz, carvão e etc). Além disso, ele suporta tablets ou mesas digitalizadoras, o que é essencial para os desenhistas digitais. A versão gratuita do programa garante que você faça desenhos livremente. Somente alguns dos recursos são pagos, e eles são somente um extra.

Em resumo, esses são os cinco principais programas para desenhar mangá. Existem inúmeros, mas a maior parte dos desenhistas opta pelo Photoshop e o Sketchbook. O motivo é que eles são mais versáteis e oferecem amplas funcionalidades dentro do possível. Ainda assim, esses programas não são os únicos. Você conhece algum programa que não citamos? Comente!

Escolas de Desenho Mangá por Região:

Instagram Twitter Facebook