Desenhar Mangá e animes para iniciantes

O sonho de muitas pessoas é começar a desenhar mangá. Contudo, poucos sabem onde começar ou se é possível desenhar mangá sem ter o “dom”, como muitas pessoas acreditam. Nesse sentido, nós resolvemos fazer um artigo direcionado para iniciantes na área afim de ajudar você, leitor, a iniciar na arte do mangá.

Antes de tudo, falaremos neste artigo sobre o mito de que é necessário ter um dom para desenhar. Logo depois, daremos dicas sobre como começar a desenhar mangá e como os iniciantes podem praticar no cotidiano. Por fim, explicaremos sobre os melhores programas para desenhar mangá hoje em dia.

É preciso ter dom para desenhar mangás e animes?

Sim e não. Para desenhar mangá, não é necessário o que muitos chamam de dom. O “dom”, nada mais é do que uma facilidade em desenhar, ou ter uma percepção maior sobre o desenho. Nesse sentido, isso não é uma condição necessária para desenhar mangá. Portanto, você pode desenhar mangás com perfeição após muita prática.

Ainda assim, ter o “dom”, ou a facilidade de desenhar pode te ajudar muito nessa caminhada. Algumas crianças conseguem desenhar bem simplesmente por instinto. Por outro lado, muitas se esforçam para realizar um desenho do mesmo nível, e conseguem. A resposta para essa questão é: com esforço e persistência, você conseguirá desenhar mangá com o passar do tempo. O que muda de pessoa para pessoa, todavia, é a capacidade de aprender e o tempo que ela levará para começar a desenhar perfeitamente os mangás.

Resta uma dúvida, portanto: por onde começar a desenhar os mangás? Responderemos na próxima seção.

Por onde começar a desenhar os mangás ou animes?

Existem vários meios de iniciar o desenho mangá. Você pode tentar tutoriais gratuitos na internet sobre como identificar e criar uma posição facial, e assim ir aumentando o nível dos tutoriais. Ou, se você preferir, pode tentar desenhar alguns mangás mais simples, como o Goku de Dragon Ball. Falaremos um pouco sobre cada um desses meios

Tutoriais gratuitos na internet

O lado bom dos tutoriais existentes na internet é que eles mostram o passo-a-passo sobre como desenhar o mangá.

Ou seja, o tutorial será algo deste tipo:

1. Desenhar figuras geométricas para posicionar o rosto;

2. Começar desenhando a linha dos olhos e do nariz;

3. Completar a face;

4. Desenhar os olhos e definir a expressão;

5. Adicionar o cabelo;

6. Acrescentar detalhes finais;

Todos esses tutoriais costumam vir com os desenhos e como eles estão sendo feitos. O outro lado é que você não exercita a sua própria capacidade de criar seu personagem, afinal, você está copiando expressões e outros personagens. Sendo assim, essa maneira de treinar serve para você aplicar corretamente o desenho e conseguir desenhar bem os personagens.

Ainda assim, ela não é tão completa quanto o treino que falaremos a seguir.

Treino “de olho”

Chamamos o “desenhar de olho” aquele método no qual observamos um desenho e tentamos passar para o papel, sem o auxílio de nenhuma ferramenta. Olhamos um desenho e tentamos copiá-lo. Se você estiver afiado, essa técnica é bastante eficiente. Entretanto, se não há um bom treino de perspectiva, esse método pode ser furado: o enquadramento pode sair errado e a perspectiva distorcida.

O ideal dentro dos desenhos de mangás é conseguir ter uma boa perspectiva do desenho e garantir que ela chegue ao papel. Desse modo, os tutoriais que citamos anteriormente ajudam com o método de enquadramento, ao passo que o treino de olho ajuda você a, de fato, colocar no papel.

Em síntese, o correto seria combinar os dois tipos de método de desenho para garantir uma boa prática para iniciantes. Seguir tutoriais na internet e, em seguida, tentar treinar de “olho”, sem conferir os passos, é um dos modos de garantir uma ótima evolução em  seus desenhos mangá.

Escolas de Desenho Mangá por Região:

Instagram Twitter Facebook